Empregadore deverão pagar uma taxa significativamente mais alta para solicitar a Residência Permanente de empregadores estrangeiros, de acordo com uma nova lei proposta pelo U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS).
A regra ainda deverá passar por um período de análise de 60 dias, após o qual o Department of Homeland Security (DHS) poderá publicá-lo como regra final. A regulação proposta inclui uma nova taxa sobre negócios e universidades para ajudar a custear o programa de Asilo nos Estados Unidos. A regra também propõe aumento das taxas para o uso sistema de registro H-1B.
Aumento de taxas para empregadores
Segundo a proposta, empregadores que estão contratando funcionários estrangeiros altamente qualificados pagarão taxas 70% mais altas para beneficiários da petição H-1B, 201% mais para empregados sob o visto L-1, e 129% mais para indivíduos em petições O-1. (As petições H-1B vão subir de $460 para $780, as de L-1 vão mudar de $460 para $1,385 e as de O-1 subirão de $460 para $1,055.)
Outro grande aumento se dará nas aplicações para Ajuste de Status (incluindo os formulários I-485 – ajuste de status, I-131 – permissão de viagem e I-765 – permissão de trabalho com o serviço de biometria), que salta dos atuais $1,225 para $2,820, na aplicação em papel. Caso a aplicação desses formulários seja feita online, o novo valor é um pouco mais baixo, $2,170.
As petições para imigrantes via investimento regional (visto de investidor) vão subir 204% (de $3,675 para $11,160), e o pedido de remoção de condições para a renovação do Green Card de investidores terá um aumento de 154% (de $3,750 para $9,525).
No caso destas petições, não apenas o valor das taxas fica maior, mas o tempo de processamento também aumenta, de 15 dias corridos para 15 dias úteis.
Especialistas vêem com desconfiança este aumento das taxas, já que nos últimos anos, mesmo com aumentos passados, os serviços prestados pela USCIS pioraram em vez de melhorarem. Aumento dos prazos de adjudicação dos casos, tecnologia defasada e erros nas decisões têm aumentado e não deverão ser solucionados somente com o aumento da arrecadação com as novas taxas.
Fonte: Com informações de Forbes.